Na manhã desta quinta-feira (28/8), a Prefeita Marília Campos visitou as obras de drenagem do Novo Progresso, na região Ressaca. As intervenções têm como objetivo criar uma microbacia entre as ruas General Clark e Expedicionário, buscando alternativas para o escoamento das águas das chuvas, evitando enchentes no local e garantindo segurança, dignidade e qualidade de vida para toda a população.
As obras estão avançadas e já alcançaram mais de 80% de execução, incluindo os 4 km de redes de drenagem e 132 bocas de lobo, além da bacia de contenção, que está sendo construída em uma área cedida pela Copasa. Todo esse mecanismo busca prevenir que o excesso de água do período chuvoso não fique retido na rua Expedicionário, causando inundações. Com a microbacia, será possível reter uma quantidade de água maior, liberando o curso aos poucos para não causar transbordamentos.
“Quem vive nessa região sabe que há décadas os moradores sofrem com alagamentos e,
em 1º de janeiro de 2024, vimos casas inteiras inundadas. Agora, com um investimento de R$12,2 milhões,
estamos trazendo uma solução definitiva para a comunidade. Nosso compromisso é garantir
que o Novo Progresso enfrente o período chuvoso com muito mais segurança”,
Marília Campos, prefeita de Contagem
Moradora do Novo Progresso, Blenda Veloso acredita que a obra trará muitos benefícios para a população local. “Eu sempre achei que essa bacia deveria ter sido feita há muitos anos. Isso vai mudar muito. Quando chove, a gente não transita e muita gente sofre. Eu acho que vai ser muito bom e vai dar certo. Agora a Prefeitura tem um olhar de tentar melhorar a vida do povo. Isso pra nós vai ser uma benção”, apontou a moradora.
Ao todo, 11 ruas serão beneficiadas e mais de 2.500 famílias atendidas. As obras de infraestrutura são um compromisso da atual gestão da Prefeitura de Contagem que trabalha todo dia por uma cidade mais democrática e sustentável. Todavia, para que o resultado das intervenções ocorra de acordo com o planejado, é necessário a cooperação da população, evitando o acúmulo de lixo e demais detritos nas bocas de lobos.
Participaram da visita o vice-prefeito, Ricardo Faria; o secretário de Obras, Rômulo Perilli; o presidente da Transcon, Rodrigo Tomaz; e o administrador da Regional Ressaca, José Menezes.